Amigos

sábado, 20 de agosto de 2016

NO JARDIM DOS LABIRINTOS



No jardim dos labirintos
eu  te seguia
Percorrendo alamedas  e esquinas
As vezes via o teu vulto fugidio
passando  como um vento
ou uma nuvem.
Eu, rente a teus pés
e te perdia...
E o sol que se punha no horizonte
trazendo a luz da Lua  no jardim...
Eu te perseguia obstinada
até o raiar de um novo dia.
Queria conhecer a tua essência
E frente a frente conhecer-te finalmente,
conhecer o teu segredo e tua volúpia,
penetrar no teu desejo mais profundo...
E nesse rodopio de quimeras,
 o tempo se desdobra em novo tempo,
e já extenuada pela busca
deixei-me abater no esquecimento.
Cansada dessa busca insana e aflita
fiquei como que adormecida...
Tu vieste  chegando lentamente
estendendo tuas mãos com um sorriso.
Afinal, a busca terminara e me dei conta
que eras minha  Alma escondida,
comigo  todo o tempo e eu não sabia...
que fugindo de mim me perseguias
Era  Eu e eras Tu dentro de mim.
Minha Alma e o meu Eu o tempo todo
nos buscando no Jardim dos labirintos.
Sorrindo para mim eu te sorri
e olhando nos teus olhos compreendi.
Teu rosto era o meu no espelho refletido.
Apaziguados mergulhamos no infinito...

Guaraciaba Perides





Introspección   In-quietude contemplativa  -Darián  Stavans



12 comentários:

  1. Quantas, e quantas vezes, percorremos caminhos indeterminados, para acabar por descobrir que aquilo que procurávamos estava junto de nós...!
    Muito belo, Guaraciaba!

    Um bom domingo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, A. C....passamos a vida tentando nos entender...
      Um abraço

      Excluir
  2. Que maravilhosas as suas palavras Guaraciaba!
    A alma muitas vezes nos prega peças e após essa procura através de labirintos,ela aparece para nos avisar que estava bem perto de nós.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carmen...é verdade; é interessante como descobrimos em nós palavras, atitudes , pensamentos que nos surpreendem. O nosso eu mais profundo.
      Um abraço

      Excluir
  3. OI GUARACIABA!
    QUE COISA MAIS LINDA DE SE LER.
    NA MAIORIA DAS VEZES É ASSIM, BUSCAMOS LONGE O QUE NA REALIDADE ESTÁ DENTRO DE NÓS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilani...de vez em quando , quando nos aquietamos, o nosso mestre interior nos revela verdades ocultas do ego.
      um abraço

      Excluir
  4. Que maravilhosa reflexão sobre a busca de si mesmo...não há como nos encontrar sem este mergulho corajoso em nossa própria mente. Muitos tm medo do que vão achar...mas o "não julgueis" serve também para nós mesmos...perdoar nossos erros aprendendo com eles e seguindo em frente, corajosamente nos olhando no espelho e usando da mesma compreensão para com os outros, mesmo que ainda não tenham se encontrado com a sombra fugidia de suas almas.
    Um carinhoso abraço!
    B&G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ghost e Bindi...realmente há um certo temor em voltarmos para dentro ou nos olharmos no espelho da alma. Fiz em forma poética uma prática de meditação onde
      onde nos encontramos com nosso Eu Superior, cuja sabedoria maior entende e compreende nossos medos.
      Um abraço

      Excluir
  5. O cristal muitas vezes tem o formato do olho! Fenomenal amiga, abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ives...no encontro de almas os olhos têm também função primordial
      Um abraço

      Excluir
  6. Cheguei ao seu blogue através de uma amiga comum, mais propriamente por causa de um comentário seu do qual gostei.
    E ainda bem que aqui vim, pois encontrei boa poesia. Parabéns pelo talento poético que as suas palavras revelam.
    Guaraciaba, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jaime...fico feliz que tenha gostado. Aqui, procuro colocar meus sonhos e também reflexões e também leituras e poemas que me falam ao coração de poetas que estimo, além de músicas que possuem alguma ligação com a palavra escrita. Enfim, uma sala de visitas...Seja bem vindo!
      Um abraço

      Excluir